sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A Prática da Intencionalidade entre alunos na Área da Saúde- Ensino Superior

INTRODUÇÃO

Cada vez mais é observado a grande capacidade em que as pessoas demonstram de estarem conectadas dentro  de uma teia invisível de potencialidades. Os físicos quânticos, ao estudarem sobre a composição da matéria, se depararam com um comportamento sub -atômico incomum e capaz de mudanças entre energia e matéria de acordo com o observador. Isso demostrou a interação entre o mundo exterior e a observação realizada por quem o olha (denominado observador). Essa observação realizada pela ciência coloca uma questão na vida prática: Podemos influenciar o comportamento  atômico da matéria através da observação e intenção? A palavra "intencionalidade" ganhou  então fama no século XXI e, sempre que se faz uma tentativa de mudança externa com experimentos de intenções, os resultados são surpreendentes mas continuam indagadores. Todas as moléculas do planeta vieram de uma única origem e parecem vibrar na mesma sintonia. Portanto comportamentos e pensamentos coletivos teriam um grande poder sobre todos os seres vivos do planeta. São comuns experimentos com intencionalidades coletivas no sentido de demonstrações de mudanças exteriores. Também são comuns exemplos de "conectividade" entre pessoas e situações que se encontram e que costumam ser chamadas de "pequenas coincidências". Em seu livro "O médico quântico"  Amit Goswami descreve sobre a interação entre a mente e o mecanismo biológico no processo de cura e alguns especialistas estão aplicando a técnica de intencionalidades no processo de cura, como por exemplo, imaginar um tubarão nadando na corrente sanguínea devorando as células tumorais. Exemplos de curas são descritas sempre em diversas religiões e  surgem as indagações sobre o processo de funcionamento desse mecanismo. Alguns artigos denominados "coping religioso"  e "healing intention" tentam explicar como a mente consegue atingir o processo biológico. Outros artigos, como discutidos na epigenética, tentam demostrar o papel que o ambiente externo possui na mudança de padrões do DNA.

Objetivo: Distribuição de bolinhas de gude  com o objetivo de despertar no aluno a  visão da importância do processo mental, as escolhas e intenções em sua vida. Demostrar que mesmo estudando o aspecto biológico da vida no método cartesiano e separado por sistemas, existe uma interação muito mais complexa.

Metodologia:

Em cada início de semestre letivo, desde 2008 é realizada a prática da distribuição das bolinhas de gude bem intencionadas aos alunos calouros. Essa prática consiste em embrulhar individualmente bolinhas de gude em papéis de presente antes da distribuição. Durante o processo de embrulho é realizada a prática da intenção com 03 pensamentos: gratidão, doação e intenção.  A bolinha é manipulada com pensamentos de gratidão, depois de doação de pensamentos para a coletividade e finalizando com a intenção de quem a receber sentir sensações de bem estar e felicidade.
No dia da aula inaugural é apresentado, antes da distribuição da bolinha de gude, os seguintes temas:
1- Organização da vida: A relação entre átomos, moléculas, organelas, células, tecidos, órgãos, sistemas, organismo, população, comunidade, ecossistema, biosfera.
2- A diferença entre o pensamento cartesiano praticado na ciência ocidental comparando-se com a cultura da integralidade oriental.
3- Quem é o ser humano: Demonstrando que a existência humana e o comportamento são influenciados  por condições mentais, sociais,  culturais,biológicas e ambientais.
4- O mecanismo da doença e da cura.
5- A teia da vida e o estado de vida.
6- Mecanismos neurais e a relação entre as condições de humor e a influência de marcadores biológicos no condicionamento de todo o organismo.
7- O que significa intencionalidade.
8- Exemplos de testes realizados com a prática da intencionalidade e seus resultados.
9- O teste  de encontrar um objeto como a bolinha de gude azul.
10- Distribuição da bolinha de gude bem intencionada e o convite a ter três pensamentos: gratidão, doação e intenção.

DISCUSSÃO

Quando a prática foi iniciada no início das aulas em 2008 começou de maneira tímida mas acabou ganhando  grandes proporções.  Muitos alunos se dispuseram a realizar experimentos de intencionalidade ou mesmo procurar informações a respeito. Foram vários exemplos colecionados durante todo esse tempo de alunos que pensaram em encontrar bolinhas de gude, dinheiro, pessoas, situações, empregos  e foram se manifestando em suas vidas. A intencionalidade é o inícil do processo para a criação de metas mais sólidas e projetos de vida.  A bolinha de gude distribuída teve o objetivo de criar uma prática capaz de fazer o aluno lembrar de ter gratidão, doação e praticar a intencionalidade.  Como nosso país é ainda muito influenciado por comportamentos místicos e religiosos alguns alunos confundem a prática da intencionalidade com religiosidade. Nosso conteúdo programático também foi mudado nas áreas das biologias para contemplar o conhecimento integral do Ser Humano. No passado existiam as disciplinas separadas por sistemas como citologia, genética, histologia, anatomia, fisiologia, embriologia. Essas disciplinas foram agrupadas na disciplina chamada Bases Biológicas e cada sistema é estudado de maneira integral e não mais separado. Cada vez mais o mundo moderno torna as pessoas desintegradas da coletividade e de seu papel social, a distribuição da bolinha de gude bem intencionada no início das aulas tem por principal objetivo demonstrar que cada um pode construir um futuro de acordo com seu projeto de vida , pensamentos de intenções , a relação com o mundo externo , seu estado de vida e colaboração para a coletividade. Preparar o aluno para lidar com sua realidade e criar um ambiente de felicidade e paz faz parte dos propósitos da educação transformadora.

ARNTZ,WILLIAM. Quem Somos nós? Editora Nova Fronteira:2007.
CAPRA,FRITJOF. A teia da vida.Editora Cultrix
CHOOPRA, DEEPAK. As Sete Leis Espirituais do Sucesso. Ed. Best Seller
FRANCIS, RICHARD. Epigenética. Editora Zahar
GOSWAMI, AMIT. O Médico Quântico. Editora Cultrix
LEDER,D. "Spooky actions at a distance": physics, psi, and distant heling.J. Altern Complement Med; 11(5):923-30, 2005
LIPTON, BRUCE H. A Biologia da Crença.Butterfly Editora. 2007






7 comentários:

  1. Parabéns, Eric, ficou ótimo!
    Patricia Dupin

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  2. Oi Eric, parabéns pelo trabalho, indico apenas a retirada das bolinhas que ficam pulando pela tela, elas acabam atrapalhando a leitura.

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    1. Obrigado pela dica...retirei as bolinhas!!! Muito grato

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  3. Bom dia,nunca tinha ouvido falar desse projeto;achei a bolinha quando saía do serviço pela manhã,sempre acreditei que tudo na vida tem suas razões,como estou no momento passando por problemas de saúde com meu filho ;foi bom ler e saber um pouco sobre vocês.

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  4. Bom dia,nunca tinha ouvido falar desse projeto;achei a bolinha quando saía do serviço pela manhã,sempre acreditei que tudo na vida tem suas razões,como estou no momento passando por problemas de saúde com meu filho ;foi bom ler e saber um pouco sobre vocês.

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  5. Bom dia Sol... fico feliz que o fato de encontrar a bolinha lhe trouxe o benefício de acreditar nas razões da vida. Esse é o objetivo do blog. Essa força está dentro de cada um de nós... a bolinha é só pra lembrar. Boa saúde para seu filho!!!

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