segunda-feira, 25 de novembro de 2019

VENCER OS OBSTÁCULOS

   

     Em qualquer lugar do mundo, classe social, idade, gênero... sofremos com algum obstáculo diário. Quando olhamos para a grama do vizinho achamos sempre que é mais verde e não tem ervas daninhas. Essa impressão é equivocada e  ilusória. Portanto, é normal passarmos por dificuldades diárias. Essas dificuldades podem gerar desânimos por alguns minutos, horas ou dias. Mas quando o desânimo se torna angústia é que representa o  grande problema. 

     Na angústia perdemos a capacidade de enxergarmos a vida com a visão normal. É como se fosse uma fita isolante que isola nossa mente do mundo externo. Se temos medo, ficaremos com o medo de tudo. Se temos autoestima baixa achamos que todos estão zombando de nós; se estamos irritados, nos irritamos com tudo. Então, é normal ficarmos desanimados perante alguma situação, porém angustiados já deixa de ser normal e se torna uma emoção tóxica. Existe um provérbio Chinês que diz que é normal que aves da tristeza pousem em nossas mentes, mas não devemos permitir que façam ninhos em nossos cabelos. Na angústia as queixas e desculpas nos deixam no mesmo lugar e perdemos a fé no futuro.

     O presidente da Organização de Criação de Valores (Soka Gakkai)  e filósofo  Daisaku Ikeda  diz que ter menos problemas não torna a pessoa mais feliz. O que faz a pessoa feliz é a forma como ela responde ao desafio com o espírito de jamais ser derrotada.

   Os escritos budistas (Sutras) relatam sobre a paz e a tranquilidade.O grande mestre Chinês Tientai diz que a paz é a fé que não se abala perante o obstáculo, enquanto que a tranquilidade é a fé que capacita a viver sem medo ou arrependimento.

    Portanto, devemos ter a fé e a coragem para enfrentarmos as dificuldades, sejam quais forem: saúde, relacionamento, emocional, profissional, financeiro... Somos humanos e é comum sofrermos com os obstáculos diários. Mas com a fé verdadeira e coragem podemos transformar as dificuldades em aprendizados e nos tornamos cada vez mais fortes.

    Daisaku Ikeda ainda diz: "As atuais circunstâncias nâo interessam, O importante é o que você fará a partir de agora e o quanto deseja lutar. É dessa disposição que os horizontes futuros se revelam."

REFERÊNCIAS:

STAMATEAS, B. Emoções Tóxicas: Como se livrar dos sentimentos que fazem mal a você. Editora Thomas Nelson Brasil. Rio de Janeiro, 2010.

TERCEIRA CIVILIZAÇÃO: Prática da fé para vencer as dificuldades. Edição 605- 19/01/19

BRASIL SEIKO: Prática da fé para vencer as dificuldades. Edição 2489- 26/10/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Grato por seu comentário.
Se desejar saber mais sobre "encontrar uma bolinha de gude" poderá assistir aos vídeos do Youtube, interagir pelo Twiter, Instagram ou e-mail. Todos indicados nas laterais do Blog.